TOXINA
A toxina utilizada na estética facial tem como princípio ativo um complexo proteico derivado do Clostridium botulinum que quando injetado no músculo atua paralizando-o temporariamente.
A toxina é aplicada em pontos estratégicos com auxílio de seringas e agulhas descartáveis e bem finas, o que torna a aplicação pouco dolorida, bastante tolerável. O resultado final da aplicação é observado em 15 dias e se mantém por 3 a 6 meses.
A toxina pode ser indicada para o tratamento de:
redução de linhas hipercinéticas no rosto todo (testa, pés de galinha, entre sobrancelhas);
harmonização de sorriso gengival;
correção temporária de assimetrias faciais;
profilaxia de migrâneas (enxaquecas) crônicas e refratárias.
Este medicamento é contraindicado em pessoas com antecedentes hipersensibilidade a qualquer dos ingredientes contido na formulação e na presença de infecção no local da aplicação.
Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 2 anos.
O uso deste medicamento em mulheres grávidas e durante o aleitamento não é recomendado por bula.
O princípio ativo da toxina, extraída do Clostridium botulinum, inibe temporariamente a junção neuromuscular quando injetada no músculo, através da inibição da liberação de acetilcolina em resposta a um impulso nervoso. As terminações nervosas da junção neuromuscular não mais respondem aos impulsos nervosos e a liberação de quimiotransmissores é impedida, resultando em um processo de denervação química temporária.
A transmissão do impulso é restabelecida em duas etapas: (1) a proliferação nervosa dos neurônios afetados estabelece uma conexão temporária e (2) a placa motora terminal original é reativada.
No dia da aplicação da toxina, o paciente deve evitar exposição ao sol e atividades físicas;
Para o sucesso do tratamento é fundamental que o paciente não massageie a área da aplicação por 24 horas. Isto inclui cuidados durante a limpeza da área e restrição do uso de cremes, filtro solar e maquiagem na área da aplicação neste período;
Pequenas elevações na pele podem ocorrer imediatamente após a aplicação como resultado do acúmulo de soro na região e desaparecem naturalmente em alguns minutos;
Pode ocorrer também o surgimento de equimose (“hematoma”) no local da aplicação que se mantém por poucos dias, período no qual o paciente deve evitar exposição ao sol;
O paciente deve agendar uma consulta de acompanhamento para avaliação do efeito final da aplicação com 15 dias.
O custo do tratamento com toxina varia de acordo com a extensão da área a ser tratada e a quantidade de unidades de toxina que será utilizada em cada área. Por este motivo cada caso precisa ser avaliado individualmente. Entre em contato e agende uma consulta para avaliação.